“Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria… Maria disse, então: ‘Eis a serva do Senhor, faça-se em mim (γένοιτό μοι, genoito moi) segundo a tua palavra’. E o anjo retirou-se de junto dela.” (Lucas 1,26s.38)
Ao celebrarmos, segundo o Calendário Juliano Tradicional, a Anunciação nesta segunda-feira, que chamamos de “o prelúdio de nossa Salvação” no hino principal da festa, estou meditando sobre o “faça-se” (ou “genoito” em grego) da Theotokos. Isso me faz recordar o processo criativo de Deus no princípio, quando Ele disse: “Faça-se (‘genetheto’, em grego) a luz”, o que fez com que a luz surgisse em nosso mundo material.
Agora é a palavra dela, o “faça-se”, que faz com que a palavra de Deus (evangelizada a ela pelo anjo) seja, ou se torne encarnada, em nosso mundo material. Mas agora, a palavra dela é uma resposta à palavra de Deus; seu “faça-se” é o “amén” à vontade do Pai de enviar o Filho, por meio da vinda do Espírito sobre ela, Que no princípio movia-se sobre a superfície das águas de nosso mundo material. Agora, “ao sexto mês” é o “amén” do ser humano, criado ao sexto dia, que Deus está engajando em Seu processo criativo, de trazer luz a partir das trevas e Vida desde um ventre virginal.
Como podemos nos identificar com tudo isso? Deus continua a nos engajar, se permitirmos, — nosso “faça-se” — em Seu processo criativo, de encarnar Suas boas palavra e vontade por meio de nós. Cada um de nós é chamado, repetidamente, a dizer “amén” à vontade de Deus para nós, a fim de sermos vasos de Sua graça, a fim de trazer luz desde a escuridão de nosso mundo. Isso nem sempre é fácil. Pode até parecer impossível, e perguntamos: “Como é isso?”. Até mesmo ela se perguntou isso. E até ela respondeu se sentindo “perturbada”, quando o anjo havia dito: “Salve, ó cheia de graça” e “o Senhor é contigo!”. Mas ele lhe disse: “Não temas”. Neste dia de festa, em meio a nossos tempos conturbados, somos recordados de que, de fato, o Senhor está conosco, e não precisamos temer. Ele oferece uma vida nova para cada um de nós, eu e você, quem quer que esteja lendo isto. Faça-se, Senhor, o que quer que o Senhor me traga nesta segunda-feira. E ajuda-nos a ser vasos de Sua palavra hoje, como pequenas luzes brilhando em meio à escuridão, pelas intercessões da Theotokos. Feliz festa, amigos!
Versão brasileira: João Antunes
© 2025, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com