ENFRENTANDO A MUDANÇA COM HUMILDADE

Maria disse, então: ‘A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome…’” (Lucas 1,46-49)

Enquanto nós, que seguimos o Calendário Juliano Tradicional, nos preparamos para celebrar a grande festa da Natividade da Theotokos amanhã, estou refletindo sobre o “Cântico de Maria”. É uma manifestação de gratidão vinda das entranhas da alma de uma jovem mulher, embora sua vida tivesse acabado de sofrer uma reviravolta inesperada. Depois de receber notícias do tipo mais problemático — de uma gravidez inesperada —, a Santíssima Virgem se refugia sob o manto da humildade e louva as “maravilhas” de Deus.

Talvez eu também possa tentar me abrigar sob o manto da humildade, em gratidão pela grandeza de Deus, quando me deparo com mudanças inesperadas. Quando as pessoas e as situações não estiverem acontecendo do jeito que eu quero, ou do jeito que eu, de alguma forma, imagino ou espero, que eu me recorde ainda mais da presença amorosa e constante de Deus em minha vida. Não devo ficar paralisado pela ingratidão, pelo medo ou pelo ressentimento, pois todos eles tendem a me isolar de Deus e do próximo, me impedindo de crescer como Deus quer que eu cresça, às vezes em meio a novas circunstâncias. Portanto, que eu recupere a fé hoje, com gratidão e humildade, especialmente se eu me deparar com mudanças inesperadas. “O Todo-poderoso fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome.

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com