ESTABILIDADE EMOCIONAL EM CRISTO

Descendo com eles, deteve-se num lugar plano, juntamente com numerosos discípulos e uma grande multidão de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sídon, que acorrera para o ouvir e ser curada dos seus males. Os que eram atormentados por espíritos malignos ficavam curados; e toda a multidão procurava tocar-lhe, pois emanava dele uma força que a todos curava.” (Lucas 6,17ss)

É assim que nossa existência como Igreja ainda se parece: Ainda somos essa multidão atormentada, buscando tocá-l’O, porque sabemos que “d’Ele emana uma força” e cura a todos nós. E Cristo ainda “desce conosco” para o “lugar plano” que é a realidade sacramental da Igreja, tanto dentro quanto fora de suas paredes. Gosto de pensar no “lugar plano” mencionado nessa leitura do Evangelho tanto como a estabilidade e a confiabilidade do Espírito de Deus quanto como a estabilidade emocional que recebemos quando deixamos que nossa vida seja guiada por Ele. Quero dizer, a estabilidade da mente e do coração que nos permite passar por nossos altos e baixos, sem nos deixarmos levar por nenhum deles.

Hoje, que eu desça para ouvi-l’O, Que toca meu coração com Sua palavra cheia de graça, e também me permite tocá-l’O, na realidade física de meu pequeno livro dos Evangelhos. Que eu possa “descer”, pelo menos por um tempo, do caos exaustivo das preocupações e questões meramente humanas, para o “lugar plano” da comunhão com Ele. Graças Te dou, Senhor, por nos permitir tocá-l’O e sermos curados, uma e outra vez, por Sua presença entre nós. Feliz segunda-feira, queridos amigos!

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com