FAZER, E NÃO APENAS FALAR

‘Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Mas ele respondeu: Não quero. Mais tarde, porém, arrependeu-se (μεταμεληθεὶς) e foi. Dirigindo-se ao segundo, falou-lhe do mesmo modo e ele respondeu: Vou sim, senhor. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?’. Responderam eles: O primeiro’. Jesus disse-lhes: ‘Em verdade vos digo: Os cobradores de impostos e as meretrizes vão preceder-vos no Reino de Deus. João veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram nele. E vós, nem depois de verdes isto, vos arrependestes para acreditar nele’.” (Mateus 21,28-32)

Como foi que os cobradores de impostos e as meretrizes “foram trabalhar” na vinha do Senhor, depois de acreditarem em João Batista? Não foi apenas falando sobre isso ou pregando. Foi por meio do “arrependimento” ou da mudança de pensamento e coração, que deveriam se tornar frutíferos na vinha do Senhor. Enquanto isso, os pregadores, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo, a quem Cristo está se dirigindo aqui, continuavam apenas falando, como se fossem donos da vinha de Deus, mas permaneciam surdos à Sua voz no meio deles. Isso não era produtivo na vinha, que era como um daqueles lugares no mundo desenvolvido onde os patrões e a maioria dos nativos não querem trabalhar, de modo que somente as pessoas mais pobres e os imigrantes fazem todo o trabalho. Isso me recorda um pouco aquelas igrejas em que as leigas e leigos fazem todo o trabalho pesado.

Que hoje eu me preocupe menos em “falar” e mais em “fazer”, voltando a me centrar, em primeiro lugar, na voz de Deus em meu coração. Que eu aceite com gratidão meu lugar, em meio àqueles de nós que são os cobradores de impostos e meretrizes, que “precedem” àqueles de nós que apenas falam em ir para “o Reino de Deus”. “Lembra-Te de mim, Senhor”, oro baixinho em meu coração hoje, “quando vieres no Teu Reino”. Feliz sexta-feira, queridos amigos!

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com