NÃO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR

… Ouvindo isto, os outros dez ficaram indignados com os dois irmãos. Jesus chamou-os e disse-lhes: ‘Sabeis que os chefes das nações as governam como seus senhores, e que os grandes exercem sobre elas o seu poder. Não seja assim entre vós. Pelo contrário, quem entre vós quiser fazer-se grande, seja o vosso servo; e quem no meio de vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a multidão.” (Mateus 20,24-28)

Os dez discípulos estão “indignados” com Tiago e João, mas pelos motivos errados. Não é porque a mãe dos “filhos do trovão” acabou de pedir a Cristo que lhes desse posições de destaque em Seu futuro reino, um pedido escandaloso à luz de tudo o que Cristo lhes havia ensinado sobre Sua via. (Sugere-se que a ousadia da mãe deles foi o que inspirou Cristo a apelidar Tiago e João de “Boanerges”, porque nosso Senhor tem senso de humor.) Os dez discípulos estão incomodados porque eles próprios também estavam interessados nessas posições de destaque. Então, Nosso Senhor tenta inverter suas ambições meramente humanas, indicando a eles (e a todos nós) Sua via, a melhor Via, de buscar “não ser servido, mas servir”.

Como é libertador buscar servir, em vez de ser servido, porque esse último nos aprisiona em expectativas e decepções inúteis. Que hoje eu não faça perguntas inúteis, como: “Por que ‘ele/ela’ não fez isso ou aquilo por mim, ou me falou isso ou aquilo, ou me respondeu daquela maneira?”. Posso ter mais paz hoje, pela graça de Deus, se optar por adotar Sua via, a via da doação de si mesmo carregando a cruz. “Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna!”. Amén! Feliz quinta-feira, queridos amigos!

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com