ENCONTRAR PAZ EM MEIO A UMA MULTIDÃO

Jesus partiu com ele, seguido por numerosa multidão, que o apertava. Certa mulher, vítima de um fluxo de sangue havia doze anos, que sofrera muito nas mãos de muitos médicos e gastara todos os seus bens sem encontrar nenhum alívio, antes piorava cada vez mais, tendo ouvido falar de Jesus, veio por entre a multidão e tocou-lhe, por detrás, nas vestes, pois dizia: ‘Se ao menos tocar nem que seja as suas vestes, ficarei curada’. De fato, no mesmo instante se estancou o fluxo de sangue, e sentiu no corpo que estava curada do seu mal. Imediatamente Jesus, sentindo que saíra dele uma força, voltou-se para a multidão e perguntou: ‘Quem tocou as minhas vestes?’. Os discípulos responderam: ‘Vês que a multidão te comprime de todos os lados, e ainda perguntas: Quem me tocou?’ Mas Ele continuava a olhar em volta, para ver aquela que tinha feito isso. Então, a mulher, cheia de medo e a tremer, sabendo o que lhe tinha acontecido, foi prostrar-se diante dele e disse toda a verdade. Disse-lhe Ele: ‘Filha, a tua fé salvou-te (σέσωκέν σε); vai em paz (εἰς εἰρήνην) e sê curada do teu mal’.” (Marcos 5,24-34)

Por que foi a fé dela, e não o toque, que “salvou” essa mulher (ou seja, fez com que ela ficasse “bem” ou “sã”) e a capacitou a “ir em paz”? Não foi imediatamente depois que ela tocou nas vestes do Senhor que a hemorragia cessou? Sim, mas sua decisão de sair da zona de conforto, de ir até a multidão, estender a mão e tocar a roupa de Cristo e confessar isso diante de todos, foi possível graças à fé; à fé que vence o medo.

Nossa fé nos permite vencer um certo medo das pessoas, estender a mão e encontrar a ajuda de que precisamos e, por fim, encontrar “paz”. É um pouco contra-intuitivo, mas não encontramos paz mantendo-nos no conforto de nossas casas. Nós a encontramos ao sair e estender a mão para tocar Deus em meio à Sua multidão. Senhor, ajuda-me hoje, uma vez mais, a sair da minha zona de conforto e a estender a mão para professar-Te em meio à multidão, para que eu possa ter paz.

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com