JESUS CRISTO VENCE

Chegaram a Cafarnaum e, quando estavam em casa, Jesus perguntou: ‘Que discutíeis pelo caminho?’. Ficaram em silêncio porque, no caminho, tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior. Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: ‘Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todos’. E, tomando um menino, colocou-o no meio deles, abraçou-o e disse-lhes: ‘Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que recebe; e quem me receber, não me recebe a mim mas àquele que me enviou’. Disse-lhe João: ‘Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome, alguém que não nos segue, e quisemos impedi-lo porque não nos segue’. Jesus disse-lhes: ‘Não o impeçais, porque não há ninguém que faça um milagre em meu nome e vá logo dizer mal de mim. Quem não é contra nós é por nós’.” (Marcos 9,33-40)

Estou refletindo sobre essa leitura do Evangelho por causa de um longo e-mail que recebi de alguém exasperado com o mau comportamento de alguns líderes religiosos. A passagem inteira lembra um pouco as nossas disputas políticas eclesiásticas de hoje? Será que os (sucessores dos) Apóstolos ainda estão discutindo entre si, às vezes, “quem é o maior” dentre eles, — e fazendo isso “na frente das crianças”? E eles ainda estão “proibindo” aqueles que “não nos seguem”, mesmo que estejam fazendo “milagres” em nome do Senhor? Ou talvez haja outras coisas que nossos líderes religiosos possam fazer ou dizer, vez ou outra, que fazem mais mal do que bem?

Se for esse o caso, é um consolo saber que os próprios Apóstolos tiveram esse tipo de comportamento, mas mesmo assim a Igreja Apostólica prosperou. Por quê? Porque “Jesus Cristo vence” (IC XC NI-KA), como a inscrição nas cruzes nos recorda. Ele vence, Ele derrota as forças destrutivas que nos despedaçariam por meio do caminho da cruz, — por meio de todos nós, apesar de nossas deficiências, carregando a cruz de sermos Igreja, juntos. “Ajuda-nos, salva-nos, tem piedade de nós e conserva-nos, ó Deus, por Tua graça!

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com