ESPERANÇA PARA ALÉM DO QUE SE POSSA ESPERAR

Foi com uma esperança, para além do que se podia esperar, que ele [Abraão] acreditou e assim se tornou pai de muitos povos, conforme o que tinha sido dito: ‘Assim será a tua descendência’. Sim, ele não vacilou na fé ao ver como o seu corpo já estava sem vida — com quase cem anos — como sem vida estava o seio de Sara. Diante da promessa de Deus, não duvidou por falta de fé. Pelo contrário, tornou-se mais forte na fé e deu glória a Deus, plenamente convencido de que Ele tinha poder para realizar o que tinha prometido. Esta foi exatamente a razão pela qual isso lhe foi atribuído à conta de justiça. Não é só por causa dele que está escrito foi-lhe atribuído, mas também por causa de nós, a quem a fé será tida em conta, nós que acreditamos naquele que ressuscitou dos mortos Jesus, Senhor nosso, entregue por causa das nossas faltas e ressuscitado para nossa justificação.” (Romanos 4,18-25)

A fé e a esperança são o que nos torna frutíferos, especificamente a fé e a esperança em Deus. Quando escolhemos acreditar e ter esperança na presença e no propósito inabaláveis de Deus em nossa vida, somos capacitados para seguir adiante e a fazer a próxima coisa certa, apesar das limitações de nosso caráter e das circunstâncias. Por outro lado, se escolhermos a autossuficiência, tentando carregar o mundo inteiro em nossas próprias costas, acabaremos prejudicados em nosso crescimento, porque nossas costas simplesmente não foram “feitas” para o peso do mundo inteiro. É por isso que Abraão optou por manter a fé e a esperança em Deus, “ao ver como o seu corpo já estava sem vida [e] como sem vida estava o seio de Sara”, que não inspiravam nem fé e nem esperança. E é por isso que “Acredite em si mesmo!” é o tipo de conselho que, na minha opinião, só funciona para os jovens ou para os que não são muito conscientes de si mesmos.

Hoje, que eu adote a confiança em meu Deus criador de vida, colocando minhas limitações em Suas mãos todo-poderosas. Por mais “sem vida” que minha própria capacidade de frutificar possa estar, às vezes, preciso simplesmente colocar um pé na frente do outro e fazer a próxima coisa certa, “acreditando n’Aquele que ressuscitou dos mortos Jesus, Senhor nosso”. Porque é por meio desse tipo de “esperança, para além do que se possa esperar” que Deus nos fortalece, por Sua graça, e nos torna frutíferos, à Sua maneira, para nós mesmos e para o próximo. Glória a Ele.

Versão brasileira: João Antunes

© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com