“Suba (Κατευθυνθήτω, Да исправится) minha prece como incenso em tua presença, minhas mãos estão erguidas como oferta vespertina! Senhor, coloca uma guarda em minha boca, uma sentinela à porta dos meus lábios. Impede meu coração de se inclinar ao mal, de cometer a maldade (προφασίζεσθαι προφάσεις, непщевати вины) com os malfeitores…” (Salmo 140/141,2ss)
Esses versículos do Salmo vespertino 140 (141) são cantados numa melodia especial em todas as quartas e sextas-feiras da Quaresma, em um belo ofício de Vésperas ligado à Liturgia dos Dons Pré-santificados. Os três versículos do Salmo me oferecem três “dicas” básicas para viver diariamente de forma pacífica e voltada para Deus: 1. Viver cada dia como uma “prece” que carrego, como uma tocha, até a noite; 2. Vigiar minha boca, tendo em mente a presença e o amparo de Deus; e 3. Vigiar os pensamentos em meu “coração”, para que ele não se torne um fardo pesado e complicado pela autojustificação e autopiedade, que racionalizam meus ressentimentos. Essa última “dica” é particularmente útil para seguir as duas primeiras.
Que eu carregue esses três versículos comigo, todos os dias da Quaresma, para que eu possa tornar meu coração e meu dia menos complicados, em quaisquer situações e desafios que possam surgir. Isso é simples, mas não é fácil, como a maioria dos esforços que valem a pena. “Sim, Senhor e Rei, concedei-me ver os meus pecados e não condenar o meu irmão, porque sois bendito pelos séculos dos séculos”. Amén!
Versão brasileira: João Antunes
© 2024, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com