“Tu, pois, meu filho, sê forte na graça de Cristo Jesus. Quanto de mim ouviste, na presença de muitas testemunhas, transmite-o a pessoas de confiança, que sejam capazes de o ensinar também a outros. Compartilha as dificuldades, como bom soldado de Cristo Jesus…” (2ª Timóteo 2,1ss)
Neste dia da festa do “bom soldado” e megalomártir Demétrio de Salônica (Calendário Juliano Revisado), temos a leitura desta epístola, na qual São Paulo incentiva Timóteo a ser um “bom soldado” de Jesus Cristo. O que significa ser um “bom soldado” de Jesus Cristo, de acordo com as instruções de São Paulo a Timóteo? Significa ensinar aos fiéis o que foi ensinado a Timóteo, para que os fiéis possam então “o ensinar também a outros”. São Demétrio também converteu muitos à fé em Cristo, transmitindo a palavra de Deus, embora isso violasse as políticas do estado romano ao qual ele deveria servir na época. Por isso, ele acabou preso e executado pelas autoridades de seu estado, por não ter sido um “bom soldado” aos olhos delas. Ressalto isso porque o principal hino de nossa igreja, o apolitiquion de São Demétrio, acentua outra coisa, que não é realmente evidente em sua vida: “saíste vitorioso ao derrotar os bárbaros”.
Não obstante, ser um bom soldado de Jesus Cristo também significa suportar “as dificuldades” por Sua palavra, como o próprio São Paulo suportou, até o ponto de ser acorrentado, enquanto escrevia a epístola a Timóteo citada acima. Como ele destaca mais adiante nesta leitura, as correntes de São Paulo não “acorrentaram” a palavra de Deus que o libertou para continuar a compartilhá-la, mesmo estando acorrentado: “Tem sempre bem presente Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos e nascido da linhagem de David, segundo o meu evangelho, pelo qual sofro mesmo estas cadeias, como se fosse um malfeitor. Mas a palavra de Deus não pode ser acorrentada” (2ª Timóteo 2,8s). Senhor, pelas orações das Tuas testemunhas que sofrem há muito tempo, liberta-nos pela Tua verdade, para que possamos recebê-la e compartilhá-la sempre, mesmo quando for desconfortável ou perigoso fazê-lo.
Versão brasileira: João Antunes
© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com