TODOS NÓS SOMOS EDIFICADORES DA CASA DE DEUS

Vou mostrar-vos a quem é semelhante todo aquele que vem ter comigo, escuta as minhas palavras e as põe em prática. É semelhante a um homem que edificou uma casa: cavou, aprofundou e assentou os alicerces sobre a rocha. Sobreveio uma inundação, a torrente arremessou-se com violência contra aquela casa mas não a abalou, por ter sido bem edificada.” (Lucas 6,47s)

Gosto muito do fato de que cada um de nós é chamado a esse tipo de “edificação de casa”; não apenas ou principalmente nossa hierarquia da Igreja. Porque nosso Senhor diz: “todo aquele que vem ter comigo, escuta as minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem que edificou uma casa: cavou, aprofundou e assentou os alicerces sobre a rocha”.

Como posso, em termos práticos, me dedicar a esse trabalho dignificante, como um dos edificadores de casas do Senhor? Penso que preciso fazer isso todos os dias; não apenas aos domingos e/ou dias de festa, pois nunca se sabe quando uma “inundação” pode surgir. Preciso “ir tem com Ele” todos os dias, desde o momento em que estou desperto, colocando-me em Sua presença por meio de uma oração sincera. Assim, eu “cavo profundo” e “assento os alicerces sobre a rocha” – minha “rocha” sendo Cristo. Em seguida, dedico alguns minutos para “escutar as Suas palavras”; por exemplo, procuro a leitura do Evangelho de hoje, parte da qual está citada acima, e a contemplo em espírito de oração, se possível. Talvez eu anote, em um post-it, um ou dois versículos que me tocaram especialmente e o carregue em meu bolso para possa relê-los no decorrer do meu dia.

Nós as “pomos em prática”, essas Suas “palavras”, fazendo algo como o descrito acima e levando para o nosso dia o sentimento de estarmos na presença de Deus. Nós “vamos ter com Ele” desde o momento em que estamos despertos, portanto, mesmo que, ao longo de nossas agendas “inundadas”, possamos nos distrair, podemos nos firmar interiormente em nosso Alicerce, nossa Rocha, tendo nos comprometido com Ele e com Seu precioso projeto de edificação no início de nosso dia. Feliz edificação para todos os colegas edificadores que estiverem lendo isto!

Versão brasileira: João Antunes

© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com