QUE AS CRIANÇAS PEQUENAS FALEM

A celebração de hoje, conforme o Calendário Juliano Tradicional, das três meninas, as Santas Mártires Fé (Vera), Esperança (Nadiezhda), Caridade (Lyubov) e sua mãe, Sofia (ou seja, sabedoria), está me fazendo refletir sobre as virtudes que seus nomes representam.

Estou pensando em fé, esperança e caridade como três crianças pequenas dentro de mim, que nunca devem se tornar “adultas” como a sociedade quer que elas se tornem. No que diz respeito à minha fé, à minha esperança e à minha caridade, essas três garotinhas dentro de mim são guiadas por sua mãe, a Sabedoria, para serem quem são, em face do cinismo generalizado, do medo, da aversão a si mesmas e aos outros. As crianças pequenas falam com liberdade e honestidade, enquanto os “adultos” estão presos a uma rede complicada do querer agradar às pessoas e da insegurança, com base em um tipo primitivo de autopreservação que os mantém presos ao passado. Sua mãe, a Sabedoria, inspirada pela Fonte de toda a Sabedoria, Nosso Senhor Jesus Cristo, liberta as meninas para que sejam elas mesmas, na nova luz e na nova vida que Ele irradia por meio delas.

Graças Te dou, Senhor, por Tuas corajosas e santas testemunhas e suas histórias. Que a fé, a esperança e a caridade dentro de nós falem hoje, por meio de seu exemplo libertador e de suas orações, para que possamos ser nós mesmos — como o Senhor nos chama a ser de acordo com a Sua Sabedoria — e não de acordo com a “sabedoria” deste mundo.

Versão brasileira: João Antunes

© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com