DEIXEMOS DE SER CRIANÇAS

… deixaremos de ser crianças, batidos pelas ondas e levados por qualquer vento da doutrina (τῆς διδασκαλίας), ao sabor do jogo dos homens, da astúcia que maliciosamente leva ao erro; antes, testemunhando a verdade no amor, cresceremos em tudo para aquele que é a cabeça, Cristo. É a partir dele que o Corpo inteiro, bem ajustado e unido, por meio de toda a espécie de articulações que o sustentam, segundo uma força à medida de cada uma das partes, realiza o seu crescimento como Corpo, para se construir a si próprio no amor.” (Efésios 4,14ss)

… Em outras palavras, não podemos crescer, como membros efetivos do Corpo de Cristo, se não estivermos “dando testemunho da verdade” e sendo edificados por ela “no amor”. E cada um de nós, ou seja, “cada uma das partes” do Corpo de Cristo, precisa fazer “sua parte” nesse processo de nossa edificação comum, por meio da verdade baseada no amor e inspirada pelo amor. Caso contrário, seremos como crianças levadas por qualquer vento (desculpe-me por essa estranha metáfora de crianças voando ao vento, mas reclame com São Paulo e não comigo), quando, ao invés da verdade, ouvirmos o ensino da Igreja manipulado astuciosamente “ao sabor do jogo dos homens”, que escolhem servir a alguém que não seja “Aquele que é a cabeça, Cristo. É a partir d’Ele que o Corpo inteiro … realiza o seu crescimento”.

Que eu me reconecte com Ele nesta quinta-feira, o dia dos Santos Apóstolos, por meio de suas orações. E que eu não me comporte como uma criança quando me disserem meias-verdades ou enganações sobre os ensinamentos ou a tradição da minha Igreja, que eu, como adulto instruído, sei que são falsas. Graças Te dou, Senhor, por dignificar a nós, homens e mulheres, com a responsabilidade de discernir a verdade e o amor, da falsidade e do abuso. Seja feita a Tua vontade com todos nós, à medida que continuamos a crescer e a ser edificados, em amor a Ti, à nossa Igreja e uns aos outros.

Versão brasileira: João Antunes

© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com