A MENSAGEM DA CRUZ

Enquanto os judeus pedem sinais e os gregos andam em busca da sabedoria, nós pregamos um Messias crucificado, escândalo (skandalon) para os judeus e loucura para os gentios. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder e sabedoria de Deus.” (1ª Coríntios 1,22ss)

O caminho da Cruz, celebrado agora (nesta quinta-feira, Calendário Juliano Revisado) na festa da Exaltação da Santa Cruz, é, na verdade, tudo o que buscamos, quer sejamos judeus, gregos ou gentios. A Cruz é um sinal, se pudermos lê-la; ela é sabedoria, se nos permitirmos ser ensinados no caminho de vida para o qual ela nos conduz; e ela é poder, se nos permitirmos ser fortalecidos por sua “loucura” e seu “escândalo”, como às vezes pode parecer para nós e para muitos que buscam o poder, a sabedoria e a glória meramente humanos.

Ao pegarmos nossa cruz nesta manhã, mais uma vez, e seguirmos Cristo em Seu caminho, deixemo-nos guiar por Sua proteção e cuidado. Que a morte seja vencida “pela morte”, ao enfrentarmos nossas responsabilidades menos agradáveis ao invés de as evitarmos. Permitamo-nos ser limitados pelos limites de nossa própria vocação específica, de acordo com nossas próprias possibilidades e limitações, em vez de nos ressentirmos ou temermos quem somos. Escolhamos a fé em vez do medo, pois nos é dado aprender e crescer em circunstâncias que talvez não tenhamos planejado ou esperado hoje. Que possamos abraçar a perseverança e a humildade quando nossa jornada parecer tola ou “aquém da expectativa” em nossa própria mente ou na mente dos outros. Seja feita a Tua vontade em relação a todos nós, Senhor, ao nos conduzir a uma nova vida, uma nova liberdade e uma nova felicidade, não sozinhos, mas em comunhão com o Senhor e com toda a comunhão dos santos. “Adoramos Vossa Cruz, Senhor, e glorificamos Vossa santa Ressurreição.”

Versão brasileira: João Antunes

© 2023, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com