“Ora, é para isso que fostes chamados. Também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo para que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado, nem se achou falsidade em sua boca. Ele, ultrajado, não retribuía com idêntico ultraje; ele, maltratado, não proferia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. Carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos curados. Porque éreis como ovelhas desgarradas, mas agora retornastes ao Pastor e guarda das vossas almas.” (1 Pedro 2,21-25)
São Pedro me recorda que tenho uma escolha esta manhã, ser “como ovelha desgarrada”, ou “seguir os Seus passos”. Esta última opção é, na verdade, mais simples, mesmo que nem sempre seja mais fácil. Isso significa não travar batalhas inúteis com todos e com tudo o que vai contra o “meu” caminho; não “retribuindo” quando injuriado, nem “ameaçando” com qualquer vingança que eu possa imaginar, quando me for causado qualquer sofrimento ou injustiça. Significa, antes, entregar “Àquele que julga com justiça”, entregar à misericórdia de Deus, quaisquer “dívidas”, tanto as minhas próprias quanto as dos meus devedores.
Portanto, que eu não me “desgarre” hoje, em autoconfiança, como se eu não tivesse pastor ou guarda da minha alma. Esta manhã reconecto-me a Deus em oração sincera e volto a concentrar-me em Sua presença na minha vida, o que me liberta do peso de carregar o mundo sobre os meus próprios ombros. “Venha a nós o Vosso reino”, e “seja feita a Vossa vontade” comigo, Senhor, através dos meus altos e baixos de hoje.
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com