“VER” NA FÉ

A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Foi ela que fez a glória dos nossos antepassados. Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela Palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível. Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício bem superior ao de Caim, e mereceu ser chamado justo, porque Deus aceitou as suas ofertas. Graças a ela é que, apesar de sua morte, ele ainda fala. Pela fé Henoc foi arrebatado, sem ter conhecido a morte: e não foi achado, porquanto Deus o arrebatou; mas a Escritura diz que, antes de ser arrebatado, ele tinha agradado a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe (ὅτι ἔστιν) e que recompensa os que o procuram.” (Hebreus 11,1-6)

Por isso não “vemos” tudo, nem no nosso hoje, nem na nossa memória histórica do passado da humanidade. Nossa “visão” é sempre seletiva, porque é iluminada e cegada por fatores importantes e “invisíveis”, como a fé, a dúvida, a ignorância, o amor e o ódio, a esperança e o medo. Assim como escolhemos nossa versão das notícias de hoje, e assim “vemos” os acontecimentos atuais sob certa luz, de acordo com o testemunho das notícias (ou postagens/tweets) das pessoas nas quais escolhemos acreditar, assim “vemos” o passado da humanidade de acordo com certas testemunhas, em quem escolhemos acreditar. Quando ouço os ateus dizerem: “Eu não acredito em Deus porque não O vi”, eu sempre penso: “Não, você prefere não O ver porque não acreditou n’Ele, ou em Suas muitas testemunhas (como Abel e Henoc mencionados acima).

Que eu abra meus olhos hoje, à presença de Deus em minha vida, abraçando a simples fé que me foi transmitida, “que Ele existe” (ὅτι ἔστιν), e que Ele “recompensa os que O procuram”. Graças Te dou, Deus de nossos pais, pela tranquila recompensa de Te procurar, dia após dia, e de escolher a fé e a esperança em Ti, acima do medo e do auto-isolamento. Seja feita hoje a Tua vontade comigo. Amén!

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com