OS MAGOS VOLTARAM POR OUTRO CAMINHO

Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém. Perguntaram eles: ‘Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo’. A essa notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. Disseram-lhe: ‘Em Belém, na Judeia, porque assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo’. Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse: ‘Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo’. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.” (Mateus 2,1-12)

Os magos vêm a Belém, à procura de um rei. Mas primeiro são “convocados” por outro rei, Herodes. E obedecem à sua convocação, dizendo a Herodes o que ele quer saber. Mas depois que os magos encontram o seu Rei, também encontram “outro caminho” — além da obediência à autoridade abusiva de Herodes, — para fazer a sua jornada de regresso a casa.

Hoje, ao celebrarmos a grande festa da Natividade do Senhor, que eu também celebre o “Outro Caminho”, distinto daquele de querer agradar a todas as pessoas, aberto para mim pela vinda na minha vida de um Novo Chefe, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. “Quando Augusto reinou em paz nesta terra”, como cantamos nas Vésperas desta festa, “o governo multifacetado das pessoas chegou ao fim (ἡ πολυαρχία τῶν τῶν ἀνθρώπων ἐπαύσατο / многоначалие человеков преста)”. Hoje que eu faça minha jornada “para casa”, a jornada da salvação, n’Ele e pela luz libertadora de Sua realeza. Senhor, glória a Ti!

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com