MESOPENTECOSTES

No meio da Festa, ó Salvador, sacia a minha alma sedenta nas torrentes da piedade, pois Tu, ó meu Salvador, disseste a todos: ‘Vinde a Mim e beba todo aquele que tiver sede!’. Ó Cristo, nosso Deus, Fonte da vida, glória a Ti!” (Tropário Mesopentecostes)

Hoje celebramos “Mesopentecostes” (Μεσοπεντηκοστή, Преполовение Пятидесятницы), que é o “ponto médio” dos cinquenta dias entre Páscoa e “Pentecostes” (isto é, a Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos no 50º Dia depois da Páscoa). Sou recordado de que estamos no meio de uma jornada de 50 dias agora, no caso de eu perder o foco no Calendário Litúrgico logo depois que a jornada de 40 dias da Quaresma terminou. No Tropário deste dia, citado acima, a Igreja bate no meu ombro e diz: Ei!! Sua alma está sedenta!! É hora de voltar para a Fonte da Vida!! E nas próximas semanas deste período, os temas da “sede” espiritual e da “água (viva)” prevalecerão em nossos ofícios litúrgicos (por exemplo, no próximo Domingo da Samaritana), conforme a Igreja nos guia a redescobrimos nossa “sede” pela graça do Espírito Santo, que se derramará abundantemente sobre todos nós, como Igreja, no Pentecostes.

Que eu me atente para a “sede” que eu possa ter negligenciado ultimamente e reserve um tempo para “beber” na Fonte da nossa Vida. Esta manhã faço uma pausa e abro meu coração para a graça de Deus, em arrependimento, perdão e gratidão. “Vinde a Mim e beba todo aquele que tiver sede!”, o Senhor me convida hoje. “Ó Cristo, nosso Deus, Fonte da vida, glória a Ti!”

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com