“Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos. Nesses pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água. Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: ‘Queres ficar curado?’. O enfermo respondeu-lhe: ‘Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; enquanto vou, já outro desceu antes de mim.’ Ordenou-lhe Jesus: ‘Levanta-te, toma o teu leito e anda’. No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e foi andando.” (João 5,2-9)
Nos trinta e oito anos que esse homem passou em seu leito, ele havia passado por muitas frustrações. Ano após ano, “outro descia antes dele” no tanque, enquanto ele era deixado para trás, em sua enfermidade. Ele está tão desiludido, que quando a Esperança entra em sua vida e pergunta a ele: “Queres ficar curado?”, ele não consegue responder. Ele não pode ousar “querer” mais a cura, nem pode reconhecer que “não tem ninguém”, pois ante ele está Alguém, nosso misericordioso Senhor e Salvador Jesus Cristo, capaz e disposto a curá-lo. Mas Cristo surpreende a decepção do homem, baseada em seu passado deprimente; em trinta e oito anos de frustrações, e o cura para “levantar-se” e até mesmo “tomar o leito” — esse símbolo de seu passado de decepções — e a “andar”.
Hoje que eu não me preocupe com o meu “não querer (o suficiente)” a cura que me foi oferecida por nosso Senhor. Mesmo que minhas decepções passadas possam estar me pesando, Cristo está entrando na minha vida hoje mesmo, e me possibilitando “tomar” aquele “leito” do meu passado, e seguir em frente, mesmo que eu o tenha comigo. Não preciso me livrar dele ou negá-lo; preciso carregá-lo comigo, pois eu e meu passado somos iluminados e capacitados a fazê-lo por Sua Palavra compassiva e amorosa. “Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!”
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com